Aqui está o que significa ser oferecido opções de ações pelo seu empregador.
Nada é garantido quando se trata de opções de estoque de empregados. Flickr / Jamie McCaffrey.
Ser oferecido opções de ações por seu novo empregador parece emocionante, como você está obtendo acesso exclusivo que poderia pagar fora da estrada.
E você pode ser.
Quando você oferece opções, "de certa forma, você está autorizado a compartilhar o crescimento da empresa", diz o planejador financeiro certificado, Herb White, fundador e presidente da Life Certain Wealth Strategies no Colorado.
"Ele alinha o seu interesse com o da empresa, e quando essa empresa é negociada publicamente, a oferta alinha seu interesse com os acionistas", explica ele. "Geralmente, eu diria que a oferta de opções significa que a empresa está interessada em tentar mantê-lo como empregado e está oferecendo um incentivo para ajudá-lo a lucrar à medida que a empresa cresce".
Além disso, ele acrescenta: "é um cenário potencialmente lucrativo para um empregado".
Mas o que suas opções significam?
Em muitos casos, uma "opção de estoque" é exatamente o que parece: a opção de comprar o estoque da empresa.
Usaremos o termo "opção de compra de ações" aqui para referir-se a opções de ações de empregado não qualificadas, ou ESOs, que são o tipo mais comum de equivalência de capital que um empregado pode receber. Algumas empresas podem oferecer unidades de ações restritas (RSU), em vez disso, mas entre empresas privadas como startups, onde o patrimônio é uma forma comum de compensação, os ESOs são mais difundidos.
Como você pode imaginar, as opções de estoque podem ficar bastante complicadas. Para nossos propósitos, no entanto, aqui está uma visão geral de alto nível sobre o que acontece quando seu empregador oferece um pacote padrão, incluindo opções:
Se você for oferecido, diga 1.000 ações pelo seu empregador, uma startup que ainda é de propriedade privada, o que significa que você tem a opção de comprar muitas ações a preço de hoje, chamado de "preço de exercício" ou "preço de exercício". mas você não pode comprá-los hoje. As opções geralmente vêm com o chamado "cronograma de aquisição de direitos", o que permite que você adote a posse de mais de suas opções quanto mais tempo permanecer na empresa.
Um calendário de vencimento típico, explica o CEO da EquityZen, Awn Davda, é quatro anos com um "acantilado" de um ano. Esse penhasco significa que você não pode começar a reivindicar suas opções até você estar com a empresa por um ano. Então, você pode ter acesso a 25%, trabalhando até obter 100% de suas opções após quatro anos. Agora você tem a opção de comprar todas as ações originalmente oferecidas, mas você ainda não possui essas ações.
Para possuir as ações, você deve "exercer" suas opções - ou seja, escrever a empresa um cheque para comprar essas opções ao preço acordado da sua oferta inicial. Digamos que sua oferta de 1.000 ações teve um preço de exercício de US $ 1. Para comprar as ações, você deve cortar um cheque de US $ 1.000 (ou um cheque de US $ 500 para comprar metade das suas ações, se você não tiver $ 1.000 na mão). Talvez o valor de mercado dessas ações seja agora de US $ 5,00 por ano, mas você consegue comprá-los em US $ 1.
Esse dinheiro ainda não está no seu bolso.
"Quando você exerce suas opções e compra o estoque por US $ 1, você obtém um certificado de participação que diz" Parabéns, você tem um certificado compartilhado que vale a pena, no preço de hoje, US $ 5 por ação ", explica Davda. "Na realidade, você não recebe dinheiro, porque a empresa ainda é privada. Você está segurando um pedaço da empresa que você espera obter adquirido ou emitir um dividendo, ou ter um IPO. Até então, tudo o que você tem é a folha de papel."
Idealmente, sua empresa será adquirida ou emitirá um dividendo ou terá uma oferta pública inicial, e as ações valerão consideravelmente mais do que você pagou para que você possa vendê-lo com lucro. Existe a possibilidade de que seu estoque valerá menos do que você pagou, também conhecido como sendo "subaquático". Esse não é o resultado preferido.
Esta é uma visão geral muito básica do que geralmente significa ser concedida opções de estoque como parte de seu pacote de compensação. Tenha em mente, no entanto, que a equidade dos funcionários em uma empresa geralmente vem com muita impressão fina: requer formas diferentes, tem diferentes tratamentos fiscais e pode afetar seu portfólio de maneiras diferentes.
Por essa razão, Davda recomenda que os funcionários recebam conselhos profissionais de um planejador financeiro ou contador se as opções forem parte de sua compensação.
Você tem uma questão de finanças pessoais que você gostaria de ver respondido no Business Insider? yourmoney [at] businessinsider [dot] com.
Compreendendo as opções de ações do empregado.
Seu novo emprego oferece opções de estoque para você? Para muitos, é um grande incentivo para se juntar a uma nova empresa. O Google (GOOG) tem que ser o exemplo de maior perfil, com as histórias lendárias de milhares de funcionários originais se tornando multi-milionários, incluindo o massagista interno. Abaixo estão algumas informações para ajudá-lo a entender opções de estoque um pouco melhor se você estiver confuso sobre como eles funcionam.
Embora as opções de ações dos empregados tenham perdido um pouco de seu brilho desde a crise financeira global - sendo substituídas cada vez mais por ações restritas - as opções ainda representam quase um terço do valor dos pacotes de incentivos executivos, de acordo com a empresa de consultoria em compensação James F. Reda & Associates. Quer comprar ações? Você vai encontrá-los mais difíceis de encontrar esses dias, principalmente devido a mudanças nas leis tributárias e recentes explosões de funcionários trabalhando para empresas maltratadas pela recessão e cansado de segurar opções fora do dinheiro e sem valor. Na verdade, as opções de ações dos funcionários atingiram popularidade em 1999.
Mas se você marcar um show com opções, veja como isso funcionará.
As opções de compra garantidas oferecem o direito de comprar ações da empresa por um preço fixo em uma data futura e por um período específico. Usaremos o GOOG como exemplo.
Digamos que você estava entre aqueles "Nooglers" sortudos contratados quando o GOOG estava emitindo opções de compra de ações em US $ 500. Você obtém o direito de comprar 1000 ações em US $ 500 (o preço do subsídio) após dois anos (o período de aquisição) e você tem dez anos para exercer as opções (comprar as ações).
Se o preço das ações do Google for inferior a US $ 500 quando suas ações estiverem investidas, elas estão fora do dinheiro e você está sem sorte. Você não precisa comprar as ações em uma perda, elas simplesmente expiram sem valor, a menos que o estoque reboque e supera seu preço de exercício - ou se a empresa decidir generalizar o preço de exercício original.
Mas se GOOG for mais de US $ 1000, como é agora, abre o champanhe - você está no dinheiro! Você pode comprar 1000 ações em US $ 500, depois vendê-las e desembolsar um lucro de meio milhão de dólares. Apenas fique atento à cobrança de impostos.
Em alguns casos, você pode exercer suas opções e, em seguida, manter o estoque por pelo menos um ano antes de vendê-los e pagar uma taxa de imposto mais baixa. As opções têm um monte de consequências fiscais a serem consideradas. Se você tiver dúvidas sobre suas opções de ações, pergunte a um conselheiro.
A desvantagem das opções de ações dos empregados.
Apesar do fato de que as opções podem fazer milionários fora de massagistas, existem algumas desvantagens:
As opções de estoque podem ser um pouco complicadas. Por exemplo, diferentes tipos de opções de ações têm diferentes conseqüências fiscais. Existem opções não qualificadas e opções de ações de incentivo (ISOs), ambas com disparadores de impostos específicos. As opções podem expirar sem valor. Imagine a emoção de uma bolsa seguida da agonia de um estoque flop. Em vez de atuar como um incentivo para funcionários, as opções emitidas para um estoque de tropeço podem muck-up moral. Saber quando e como exercitar opções de estoque pode ser prejudicial ao nervo. O estoque atingiu seu pico? Será que isso vai se recuperar de mínimos históricos? Exercício e retenção - ou exercício e venda? E você também pode investir também no estoque da empresa. Manter um monte de opções pode levar a uma poupança inesperada ou a uma queda. Você simplesmente não pode depositar sobre eles até que eles estejam no dinheiro e no bolso.
As opções de estoque de empregados podem ser um extraordinário construtor de riqueza. Com um aumento no preço das ações da empresa e uma escada de aquisição, é quase como uma conta de poupança forçada. E essa pode ser uma opção que vale a pena tomar.
Neda Jafarzadeh é analista financeiro da NerdWallet, um site dedicado a ajudar os investidores a tomar melhores decisões financeiras com seu dinheiro.
As opiniões e opiniões aqui expressas são as opiniões e opiniões do autor e não refletem necessariamente as de NASDAQ, Inc.
Se você deseja obter ricos em uma inicialização, é melhor você fazer essas perguntas antes de aceitar o trabalho.
Thumbs up todo depois de Yext anunciou uma grande rodada de financiamento de US $ 27 milhões. Mas esses funcionários provavelmente não têm idéia do que isso significa para suas opções de estoque. Daniel Goodman via Business Insider.
Quando a primeira colocação em operação de Bryan Goldberg, Bleacher Report, vendida por mais de US $ 200 milhões, os funcionários com opções de ações reagiram de duas maneiras:
"As reacções de algumas pessoas foram como, 'Oh meu Deus, isso é mais [dinheiro] do que eu nunca poderia ter imaginado'", Goldberg disse anteriormente ao Business Insider em uma entrevista sobre a venda. "Algumas pessoas eram como, 'É isso ?!' '. Você nunca soube o que seria. "
Se você é um empregado em uma inicialização - não um fundador ou um investidor - e sua empresa lhe dá ações, provavelmente você vai acabar com "ações ordinárias" ou opções de ações ordinárias. O estoque comum pode torná-lo rico se sua empresa for pública ou for comprada a um preço por ação significativamente acima do preço de exercício de suas opções. Mas a maioria dos funcionários não percebeu que os detentores de ações ordinárias só recebem o pagamento da pote de dinheiro que resta após os acionistas preferenciais terem feito seu corte. E em alguns casos, os detentores de ações ordinárias podem achar que os acionistas preferenciais receberam termos tão bons que a ação comum é quase inútil, mesmo que a empresa seja vendida por mais dinheiro do que investidores.
Se você fizer algumas perguntas inteligentes antes de aceitar uma oferta, e depois de cada rodada significativa de novos investimentos, você não precisa se surpreender com o valor - ou a falta - de suas opções de estoque quando uma inicialização sair.
Pedimos a um capitalista de risco ativo da Nova York, que se senta no conselho de várias startups e elabora regularmente folhas de termos, o que questiona os funcionários deve estar perguntando aos seus empregadores. O investidor pediu para não ser nomeado, mas ficou feliz em compartilhar a bola interior.
Veja o que as pessoas inteligentes perguntam sobre suas opções de compra de ações:
1. Pergunte quanto de equidade você está sendo oferecido em uma base totalmente diluída.
"Às vezes, as empresas vão apenas dizer o número de ações [que você está recebendo], o que é totalmente sem sentido porque a empresa poderia ter um bilhão de ações", diz o capitalista de risco. "Se eu apenas disser:" Você vai conseguir 10 mil ações ", isso parece muito, mas pode ser uma quantidade muito pequena".
Em vez disso, pergunte qual a porcentagem da empresa que essas opções de ações representam. Se você perguntar sobre isso em uma base "totalmente diluída", isso significa que o empregador terá que levar em consideração todas as ações que a empresa é obrigada a emitir no futuro, e não apenas ações que já foram entregues. Ele também leva em consideração todo o pool de opções. Um pool de opções é um estoque que é reservado para incentivar os funcionários iniciantes.
Uma maneira mais simples de fazer a mesma pergunta: "Qual porcentagem da empresa minhas ações realmente representam?"
2. Pergunte quanto tempo o "pool de opções" da empresa durará e quanto mais dinheiro a empresa provavelmente aumentará, então você sabe se e quando sua propriedade pode ficar diluída.
Cada vez que uma empresa emite novas ações, os acionistas atuais são "diluídos", o que significa que a porcentagem da empresa que eles possuem diminui. Ao longo de muitos anos, com muitos novos financiamentos, uma porcentagem de propriedade que começou grande pode ser diluída para uma pequena participação percentual (mesmo que seu valor possa ter aumentado). Se a empresa que você está juntando provavelmente for necessário aumentar muito mais dinheiro nos próximos anos, portanto, você deve assumir que sua participação será diluída consideravelmente ao longo do tempo.
Algumas empresas também aumentam suas reservas de opções em uma base ano-a-ano, o que também dilui os acionistas existentes. Outros reservam uma piscina grande o suficiente para durar alguns anos. Os pools de opções podem ser criados antes ou depois de um investimento ser bombeado para a empresa. Fred Wilson da Union Square Ventures gosta de pedir conjuntos de opções pré-dinheiro (pré-investimento) que são grandes o suficiente para "financiar as necessidades de contratação e retenção da empresa até o próximo financiamento".
O investidor com o qual conversamos explicou como os pools de opções são muitas vezes criados por investidores e empresários em conjunto: "A idéia é que, se eu quiser investir em sua empresa, ambos concordamos:" Se vamos chegar daqui a Aí, vamos ter que contratar essas pessoas. Então, vamos criar um orçamento de equidade. Eu acho que vou ter que distribuir provavelmente 10, 15 por cento da empresa [para chegar lá] ". Esse é o pool de opções. "
3. Em seguida, você deve descobrir quanto dinheiro a empresa criou e em que termos.
Quando uma empresa gera milhões de dólares, isso parece muito legal. Mas isso não é dinheiro livre, e muitas vezes vem com condições que podem afetar suas opções de compra de ações.
"Se eu sou um empregado que se junta a uma empresa, o que eu quero ouvir é que você não arrecadou muito dinheiro e é" preferencialmente preferencial [estoque] ", diz o investidor.
O tipo de investimento mais comum vem na forma de ações preferenciais, o que é bom para funcionários e empresários. Mas existem diferentes sabores de ações preferenciais. E o valor final de suas opções de ações dependerá de qual tipo sua empresa emitiu.
Aqui estão os tipos mais comuns de ações preferenciais.
Direto preferido - Em uma saída, os detentores de ações preferenciais são pagos antes que os titulares de ações comuns (funcionários) recebam um centavo. O dinheiro para os preferidos vai diretamente para os bolsos dos capitalistas de risco. O investidor nos dá um exemplo: "Se eu investir US $ 7 milhões na sua empresa, e você vende por US $ 10 milhões, os primeiros US $ 7 milhões serão divulgados e o restante será de ações ordinárias. Se a colocação em operação for vendida por qualquer coisa preço de conversão (geralmente a avaliação pós-monetária da rodada), o que significa que um acionista preferencial direto obterá qualquer porcentagem da empresa que eles possuem ".
Participação preferida - A preferência participativa vem com um conjunto de termos que aumentam a quantidade de dinheiro que os detentores preferenciais obterão por cada ação em um evento de liquidação. A participação preferencial preferencial coloca um dividendo sobre ações preferenciais, que supera ações ordinárias quando uma inicialização sai. Os investidores com participantes preferenciais recebem seu dinheiro de volta durante um evento de liquidação (como os detentores de ações preferenciais), além de um dividendo predeterminado.
O estoque preferencial participativo geralmente é oferecido quando um investidor não acredita que a empresa valha tanto quanto os fundadores acreditam que é - por isso eles concordam em investir para desafiar a empresa a crescer o suficiente para justificar e eclipsar as condições dos participantes preferidos - titulares de papel.
A linha de fundo com a participação preferida é que, uma vez que os detentores preferenciais foram pagos, haverá menos do preço de compra para os acionistas comuns (ou seja, você).
Preferência de liquidação múltipla - Este é outro tipo de termo que pode ajudar os detentores preferenciais e os detentores de ações comuns. Ao contrário das ações preferenciais diretas, que pagam o mesmo preço por ação que as ações ordinárias em uma transação acima do preço em que a preferência foi emitida, uma preferência de liquidação múltipla garante que os detentores preferenciais receberão um retorno sobre seu investimento.
Para usar o exemplo inicial, em vez de um investidor de US $ 7 milhões investido voltando para eles no caso de uma venda, uma preferência de liquidação de 3X promete aos detentores preferenciais obter os primeiros $ 21 milhões de uma venda. Se a empresa vendesse por US $ 25 milhões, ou seja, os detentores preferenciais receberiam US $ 21 milhões, e os acionistas comuns teriam que dividir US $ 4 milhões. Uma preferência de liquidação múltipla não é muito comum, a menos que uma inicialização tenha lutado e os investidores exigem um maior prêmio pelo risco que eles estão tomando.
Nosso investidor estima que 70% de todas as startups com ações garantidas têm ações preferenciais diretas, enquanto cerca de 30% possuem alguma estrutura nas ações preferenciais. Hedge funds, esta pessoa diz, muitas vezes gosta de oferecer grandes avaliações para ações preferenciais participantes. A menos que eles estejam excepcionalmente confiantes em seus negócios, os empresários devem ter cuidado com as promessas, como "Eu só quero participação preferida e desaparecerá na liquidação de 3x, mas vou investir em uma avaliação de bilhões de dólares". Nesse cenário, os investidores, obviamente, acreditam que a empresa não alcançará essa avaliação - caso em que eles recebem 3X seu dinheiro de volta e podem acabar com os detentores de ações ordinárias.
4. Quanto, se alguma, a dívida gerou a empresa?
A dívida pode assumir a forma de dívida de risco ou uma nota convertível. É importante que os funcionários saibam quanto de dívida há na empresa, porque isso precisará ser pago aos investidores antes que um empregado veja um centavo de uma saída.
Tanto a dívida como uma nota conversível são comuns em empresas que estão indo extremamente bem ou estão extremamente incomodadas. Ambos permitem que os empresários adiem o preço de sua empresa até que suas empresas tenham maiores avaliações. Aqui estão as ocorrências e definições comuns:
Dívida - Este é um empréstimo de investidores e a empresa tem de devolvê-lo. "Às vezes, as empresas levantam uma pequena quantidade de dívida de empreendimento, que pode ser usada para muitos propósitos, mas o objetivo mais comum é estender sua pista para que eles possam obter uma avaliação mais alta na próxima rodada", diz o investidor.
Nota convertível - Esta é uma dívida que é projetada para converter em patrimônio em uma data posterior e maior preço da ação. Se um arranque gerou dívida e uma nota convertível, pode haver uma discussão entre os investidores e os fundadores para determinar quais os quais são pagos primeiro no caso de uma saída.
5. Se a empresa levantou um monte de dívidas, você deve perguntar como funcionam os termos de pagamento em caso de venda.
Se você está em uma empresa que arrecadou muito dinheiro, e você sabe que os termos são algo diferente do estoque preferido, você deve fazer essa pergunta.
Você deve perguntar exatamente qual o preço de venda (ou valorização) que suas opções de compra de ações começam a ser "no dinheiro", tendo em mente que a dívida, as notas conversíveis e a estrutura sobre as ações preferenciais afetarão esse preço.
O Plano de Opção de Compra de Novo Contrato de 2002 da Gen-probe Incorporated.
Contrato de opção de compra de ações.
Este Contrato de Opção de Compra de ações envolve.
GEN PROBE INC.
Título: O PLANO DE OPÇÃO DE AÇÕES NOVAS DE 2002 DO GEN-PROBE INCORPORADO.
Indústria: Instr. Científica e técnica. Setor: Tecnologia.
O PLANO DE OPÇÃO DE STOCK NOVO NOVO 2002.
(Aprovado pelo Conselho de Administração em 11 de novembro de 2003)
(Emenda e Atualização Adotado pelo Conselho de Administração em 16 de novembro de 2006)
A Gen-Probe Incorporated, uma corporação da Delaware, adotou o Plano de opção de compra de ações New-Hire de 2002 da Gen-Probe Incorporated (o & # 8220; Plan & # 8221;), a partir de 11 de novembro de 2002, em benefício de seus novos contratados Empregados.
Os objetivos do Plano são os seguintes:
(1) Proporcionar um incentivo adicional para Empregados (conforme tais termos são definidos abaixo) para promover o crescimento, desenvolvimento e sucesso financeiro da Companhia beneficiando pessoalmente através da propriedade de ações da Companhia e / ou direitos que reconheçam esse crescimento, desenvolvimento e Sucesso financeiro.
(2) Permitir à Companhia obter e reter os serviços de Empregados considerados essenciais para o sucesso a longo prazo da Companhia, oferecendo-lhes a oportunidade de possuir ações na Companhia e / ou direitos que refletem o crescimento, desenvolvimento e sucesso financeiro da empresa.
1.1. Geral. Sempre que os seguintes termos forem utilizados no Plano, eles terão os significados especificados abaixo, a menos que o contexto indique claramente o contrário.
1.2. Administrador. & # 8220; Administrador & # 8221; significa o Comitê, exceto na medida em que o Conselho tenha assumido a autoridade para administração do Plano conforme previsto na Seção 7.2.
1.3. Borda . & # 8220; Board & # 8221; significa o Conselho de Administração da Companhia.
1.4. Mudança no controle. & # 8220; Change in Control & # 8221; significa uma mudança de propriedade ou controle da Companhia efetuada através de qualquer das seguintes transações:
(a) qualquer pessoa ou grupo de pessoas relacionadas (que não seja a Companhia ou uma pessoa que, antes dessa transação, controle, direta ou indiretamente, seja controlada ou esteja sob controle comum com a Companhia), adquire, direta ou indiretamente, a propriedade efetiva (no sentido da Regra 13d-3 nos termos da Lei de Câmbio) de valores mobiliários que possuem mais de cinquenta por cento (50%) do total de poder de voto combinado dos valores mobiliários em circulação da Companhia em conformidade com uma proposta ou oferta de troca de valores mobiliários de a empresa; ou.
(b) há uma alteração na composição do Conselho durante um período de trinta e seis (36) meses consecutivos (ou menos), de modo que a maioria dos membros do Conselho (arredondado para o número inteiro mais próximo) cesse, por motivo de um ou mais concursos de procuração para a eleição de membros do Conselho de Administração, sejam compostos por indivíduos que (i) tenham sido membros do Conselho continuamente desde o início desse período ou (ii) tenham sido eleitos ou nomeados para eleição como membros do Conselho durante esse período período em pelo menos a maioria dos membros do Conselho de Administração descritos na cláusula (i) que ainda estavam no cargo no momento em que tal eleição ou indicação foi aprovada pelo Conselho; ou.
(c) uma fusão ou consolidação da Companhia com qualquer outra corporação (ou outra entidade), que não seja uma fusão ou consolidação que resultaria em títulos eleitorais da Companhia pendentes imediatamente antes de continuarem a representar (seja remanescente ou por sendo convertidos em valores mobiliários com direito a voto da entidade sobrevivente ou outra entidade) mais de 66-2 / 3% do poder de voto combinado dos valores mobiliários com direito a voto da Companhia ou da entidade sobrevivente pendentes imediatamente após essa incorporação ou consolidação; desde que, no entanto, uma fusão ou consolidação efetuada para implementar uma recapitalização da Companhia (ou transação similar) em que nenhuma pessoa adquira mais de 25% do poder de voto combinado da Companhia e os respectivos títulos eleitorais em circulação não devem constituir uma mudança no controle; ou.
(d) um plano de liquidação completa da Companhia ou um acordo para venda ou alienação pela Companhia de todos ou substancialmente todos os ativos da Companhia.
1.5. Código. & # 8220; Code & # 8221; significa o Internal Revenue Code de 1986, conforme alterado de tempos em tempos.
1.6. Comitê. & # 8220; Comitê & # 8221; significa o Comitê de Remuneração do Conselho, ou outro comitê ou subcomité do Conselho, nomeado conforme previsto na Seção 7.1.
1.7. Ação ordinaria . & # 8220; Common Stock & # 8221; significa a ação ordinária da Companhia, valor nominal de US $ 0,0001 por ação.
1.8. Empresa. & # 8220; Company & # 8221; significa Gen-Probe Incorporated, uma corporação da Delaware.
1.9. Diretor. & # 8220; Director & # 8221; significa um membro do Conselho de Administração, quer esse Diretor seja um Empregado ou um Diretor não-empregado.
1.10. DRO. & # 8220; DRO & # 8221; significa uma ordem de relações domésticas conforme definido pelo Código ou Título I da Lei de Segurança de Renda de Aposentadoria de 1974, conforme alterada, ou as regras a seguir.
1.11. Empregado . & # 8220; Employee & # 8221; significa qualquer funcionário ou outro funcionário (conforme definido de acordo com a Seção 3401 (c) do Código) da Companhia, ou de qualquer corporação que seja uma Subsidiária.
1.12 Reestruturação de capital. & # 8220; Equity Restructuring & # 8221; significa um não-recíproco.
transação entre a Companhia e seus acionistas, como um dividendo em ações, desdobramento de ações, spin-off, oferta de direitos ou recapitalização através de um dividendo em dinheiro grande e não recorrente, que afeta as ações de ações ordinárias (ou outros valores da Companhia) ou a preço da ação comum (ou outros valores mobiliários) e causa uma alteração no valor por ação das ações ordinárias subjacentes aos prêmios em circulação.
1.13 Exchange Act. & # 8220; Exchange Act & # 8221; significa o Securities Exchange Act de 1934, conforme alterado de tempos em tempos.
1,14 Valor justo de mercado. & # 8220; Fair Market Value & # 8221; significa que, a qualquer momento, o valor da ação ordinária determinou o seguinte:
(a) Se a Stock comum estiver listada em qualquer bolsa de valores estabelecida ou em um sistema de mercado nacional, o Valor de Mercado Justo de uma ação de ações ordinárias será o preço de venda final dessa ação (ou a oferta de encerramento, se nenhuma venda fosse divulgada ) conforme cotado em tal sistema de troca ou de mercado (ou a bolsa ou mercado com o maior volume de negociação no Capital Social) para essa data, ou se nenhuma oferta ou venda foi reportada para essa data, então o preço de venda de fechamento (ou o lance de encerramento, se nenhuma venda tiver sido reportada) na data de negociação imediatamente anterior à data em que uma oferta ou venda ocorreu, em cada caso, conforme relatado pela Nasdaq Stock Market ou qualquer outra fonte que o Conselho considere confiável.
(b) Na ausência de tais mercados para as ações ordinárias, o valor justo de mercado será determinado de boa fé pelo Conselho de Administração.
1.15 Titular. & # 8220; Holder & # 8221; significa uma pessoa que recebeu uma Opção.
1.16 Diretor Independente. & # 8220; Diretor Independente & # 8221; significa um membro da Diretoria que é um diretor # 8201 não-empregado e # 8221; para fins da Regra 16b-3 e quem é & # 8220; independente & # 8221; no sentido da Regra 4200 da NASD.
1.17 Opção de ações não qualificadas. & # 8220; Opção de opção não qualificada e # 8221; significa uma opção não destinada a qualificar como uma opção de compra de incentivos, na acepção da Seção 422 do Código e dos regulamentos promulgados por ela.
1.18 Oficial. & # 8220; Officer & # 8221; significa presidente, secretário, tesoureiro, presidente do conselho, vice-presidente, secretário adjunto ou tesoureiro assistente da Companhia, conforme tais posições são descritas no Estatuto Social da Companhia, qualquer outra pessoa designada por um oficial & # 8221; da Companhia pelo Conselho de Administração de acordo com o Estatuto Social da Companhia ou qualquer pessoa que seja um oficial # 8221; na acepção da Regra 16a-1 (f) nos termos da Lei de Câmbio ou da Regra 4350 (i) (1) (A) da NASD.
1.19 Opção. & # 8220; Opção & # 8221; significa uma opção de compra de ações não qualificada outorgada nos termos do artigo IV do Plano.
1.20 Contrato de opção. & # 8220; Contrato de opção & # 8221; significa contrato escrito assinado por um funcionário autorizado da Companhia e o Titular, que deve conter tal.
termos e condições em relação a uma Opção, conforme o Administrador determine, de acordo com o Plano.
Plano 1.21. & # 8220; Plan & # 8221; significa o Plano de opção de compra de ações New-Hire de 2002 da Gen-Probe Incorporated.
1.22 Regra 16b-3. & # 8220; Regra 16b-3 e # 8221; significa que determinada Regra 16b-3, nos termos da Lei de Câmbio, como tal Regra pode ser alterada de tempos em tempos.
1.23 Securities Act. & # 8220; Securities Act & # 8221; significa o Securities Act de 1933, conforme alterado.
1.24 Subsidiária. & # 8220; Subsidiary & # 8221; deve significar qualquer corporação em uma cadeia de corporações ininterrupta que comece com a Companhia se cada uma das corporações que não a última empresa na cadeia ininterrupta possua ações possuindo cinquenta por cento (50%) ou mais do total de poder de voto combinado de todas as classes de estoque em uma das outras corporações em tal cadeia.
1.25 Cessação do emprego. & # 8220; Termination of Employment & # 8221; significa o momento em que a relação empregado-empregador entre um Detentor e a Companhia ou qualquer Subsidiária é encerrada por qualquer motivo, com ou sem causa, incluindo, mas não a título de limitação, uma rescisão por demissão, quitação, morte, invalidez ou aposentadoria; mas excluindo (a) rescisões em que exista um reempleamento simultâneo ou um emprego contínuo de um Detentor pela Companhia ou por qualquer Subsidiária ou sua empresa-mãe (na acepção da Seção 422 do Código), (b) a critério do Administrador terminações que resultam em uma despedida temporária da relação empregado-empregador, e (c) a critério do Administrador, rescisões que são seguidas pelo estabelecimento simultâneo de uma relação de consultoria pela Companhia ou uma Subsidiária com o ex-funcionário. O Administrador, a seu critério absoluto, determinará o efeito de todas as questões e questões relativas à rescisão do emprego, incluindo, mas não a título de limitação, a questão de saber se uma rescisão do emprego resultou de uma quitação por causa e todas as questões se uma determinada licença não constitui uma rescisão do emprego.
AÇÕES SUJEITAS AO PLANO.
2.1. Ações Sujeitas ao Plano. As ações de ações sujeitas a Opções devem ser ações ordinárias, sujeitas à Seção 8.3 do Plano. O número total de ações que podem ser emitidas após o exercício de tais Opções não deve exceder Quatrocentos Mil (400,000) 1. As ações de ações ordinárias emitíveis após o exercício de tais opções podem ser previamente autorizadas, mas ações não emitidas ou ações em tesouraria.
2.2. Add-Back of Options. Se qualquer Opção expirar ou for cancelada sem ter sido totalmente exercida, o número de ações de ações ordinárias sujeitas a tal Opção, mas quanto a.
Ajustado de 200.000 para 400.000 para refletir a divisão de ações de dois para um implementada como um dividendo de ações de 100%, em vigor em setembro de 2003.
que tal Opção não foi exercida antes de seu vencimento ou cancelamento pode novamente ser opcional, conforme as limitações da Seção 2.1. Além disso, todas as ações sujeitas a Opções que sejam ajustadas de acordo com a Seção 8.3 e se tornarão exercíveis em relação a ações de outra corporação serão consideradas canceladas e poderão novamente ser optadas a seguir, sujeitas às limitações da Seção 2.1. As Ações de Ações Ordinárias que sejam entregues pelo Detentor ou retido pela Companhia no exercício de qualquer Opção de acordo com o Plano, no pagamento do seu preço de exercício ou retenção de imposto sobre o mesmo, podem novamente ser optadas, concedidas ou concedidas a seguir, sujeitas à limitações da Seção 2.1.
CONCESSÃO DE OPÇÕES.
3.1. Contrato de opção. Cada Opção deve ser comprovada por um Contrato de Opção.
3.2. Limitações aplicáveis à Seção 16 Pessoas. Não obstante qualquer outra disposição do Plano, o Plano e qualquer Opção concedida a qualquer indivíduo que esteja sujeito à Seção 16 da Lei de Câmbio, estará sujeita a quaisquer limitações adicionais estabelecidas em qualquer regra de isenção aplicável de acordo com a Seção 16 da Bolsa de Valores Ato (incluindo qualquer emenda à Regra 16b-3 da Lei de Câmbio) que são requisitos para a aplicação de tal regra de isenção. Na medida em que permitido pela lei aplicável, o Plano e as Opções outorgadas nos termos deste Acordo serão consideradas alteradas na medida necessária para se adequar a essa regra de isenção aplicável.
3.3. At-Will Employment. Nada no Plano ou em qualquer Contrato de Opção a seguir conferirá a qualquer Titular qualquer direito de continuar no emprego da Companhia ou de qualquer Subsidiária ou interferir ou restringir de qualquer forma os direitos da Companhia e de qualquer Subsidiária para descarregar qualquer Detentor em a qualquer momento, por qualquer motivo, com ou sem causa, exceto na medida expressamente prevista de outra forma em um contrato de trabalho escrito entre o Detentor e a Companhia e qualquer Subsidiária.
CONCESSÃO DE OPÇÕES PARA EMPREGADOS.
4.1. Elegibilidade. Não obstante o disposto em contrário, apenas empregados recém-contratados (incluindo os funcionários que se tornarão diretores ou diretores da Companhia) que não tenham sido anteriormente empregados pela Companhia e com relação a quem as Opções devem ser concedidas como material de incentivo para tais Empregados & # 8217; A entrada em serviço com a Empresa será elegível para receber subsídios de Opções ao abrigo deste Plano. Todas as subvenções serão feitas a critério do Comitê ou a maioria dos Diretores Independentes da Companhia, e nenhuma pessoa terá direito a uma concessão de uma Opção por questão de direito.
4.2. Concessão de opções para funcionários.
(a) O Comitê deve, de tempos em tempos, a seu critério absoluto e sujeito às limitações aplicáveis do Plano:
(i) Selecione entre os empregados recém-contratados, tais como, em sua opinião, devem ser concedidas Opções;
(ii) determinar a quantidade de ações ordinárias sujeitas a tais Opções concedidas aos Empregados selecionados;
(iii) Determine os termos e condições de tais Opções, consistentes com o Plano.
(b) Após a seleção de um Empregado a ser concedida uma Opção, o Comitê encarregará o Secretário da Companhia de emitir a Opção e poderá impor tais condições na concessão da Opção conforme julgar apropriado e o Comitê autorizará uma ou mais dos diretores da Companhia para preparar, executar e entregar o Contrato de Opção em relação a tal Opção.
4.3. Opções em lugar de compensação em dinheiro. As opções podem ser concedidas de acordo com o Plano aos Empregados em vez de bônus em dinheiro que de outra forma seriam pagáveis a tais Empregados de acordo com tais políticas que possam ser adotadas periodicamente pelo Administrador.
TERMOS DE OPÇÕES.
5.1. Preço da Opção. O preço por ação das ações ordinárias sujeitas a cada opção concedida aos empregados será fixado pelo Comitê; desde que, no entanto, esse preço não seja inferior a 100% do Valor de Mercado Justo de uma ação das ações ordinárias na data da outorga da opção.
5.2. Prazo de opção. O prazo de uma Opção concedida a um Empregado será fixado pelo Comitê em seu absoluto critério; desde que, no entanto, o prazo não seja superior a dez (10) anos a partir da data da concessão da Opção. O Comitê poderá prorrogar o prazo de qualquer Opção pendente em conexão com qualquer rescisão do Emprego do Detentor, ou alterar qualquer outro termo ou condição dessa Opção relativa a tal rescisão.
5.3. Opção Vesting.
(a) O período durante o qual o direito de exercer, no todo ou em parte, uma Opção concedida a um Empregado no Detentor será estabelecido pelo Comitê, e o Comitê poderá determinar que uma Opção não pode ser exercida no todo ou em parte por um período específico após a concessão. Em qualquer momento após a concessão de uma Opção, o Comitê poderá, a seu exclusivo critério e sujeito a quaisquer termos e condições que selecionar, acelerar o período durante o qual uma Opção outorgada a um Empregado ganha e se torna exercível.
(b) Nenhuma parte de uma Opção concedida a um Empregado que não seja passível de exercício na Rescisão do Emprego, posteriormente, poderá ser exercida, exceto conforme previsto pelo Comitê no Contrato de Opção ou por ação do Comitê após a outorga da Opção .
5.4. Restrições em ações comuns. O Administrador pode, a seu exclusivo critério, fornecer nos termos de uma Opção que as ações ordinárias compradas após o exercício dessa Opção estarão sujeitas a recompra do Detentor pela Companhia, ou estarão sujeitas a restrições como o Administrador deverá fornecer, quais restrições podem incluir, sem limitação, restrições relativas aos direitos de voto e transferibilidade e restrições com base na duração do emprego com a Companhia e as Subsidiárias, desempenho da Companhia e desempenho individual; desde que, por ação tomada após a aquisição da ação ordinária, após aquisição da opção, o Administrador poderá, nos termos e condições que julgar apropriados, rescindir o direito de recompra da Companhia ou remover qualquer ou todas as restrições impostas pelos termos do Contrato de Opção. O direito da Empresa de recomprar o Acervo Comum do Titular, sujeito ao direito, deve providenciar que, imediatamente após a Cessação de Emprego e durante o período que o Administrador determine, a Companhia terá o direito de comprar o Acervo Comum a um preço por ação igual ao preço pago pelo Detentor por tais ações ordinárias, ou qualquer outro preço determinado pelo administrador; desde que, no caso de uma Mudança de Controle, esse direito de recompra seja rescindido imediatamente antes da data de vigência dessa Mudança de Controle. As ações das ações ordinárias compradas no exercício de uma opção não podem ser vendidas, transferidas ou sobrecarregadas até qualquer direito de recompra e todas e quaisquer restrições forem encerradas ou expirarem. O Secretário da Companhia ou qualquer outro detentor de depósito secreto que o Administrador possa designar deve manter a custódia física de cada certificado que represente tais ações de ações ordinárias até o direito de recompra e todas e quaisquer restrições impostas ao abrigo do Contrato de Opção com relação às ações evidenciadas por tal certificado terminar, expirar ou deve ter sido removido. Para fazer valer as restrições impostas às ações da Common Stock no presente documento, o Administrador deve colocar uma legenda ou legendas em certificados que representem todas as ações ordinárias que ainda estão sujeitas a qualquer direito ou restrições de recompra nos Contratos de Opção, qual legenda ou As lendas devem fazer referência apropriada às condições impostas. Se um Detentor fizer uma eleição de acordo com a Seção 83 (b) do Código, ou qualquer seção sucessora, for tributado com relação ao Ativo Ordinário a partir da data da transferência do Acervo Comum, em vez de na data ou datas do que o Detentor seria de outra forma tributável nos termos da Seção 83 (a) do Código, o Detentor deverá entregar uma cópia dessa eleição para a Companhia imediatamente após a apresentação dessa eleição com o Internal Revenue Service.
EXERCÍCIO DAS OPÇÕES.
6.1. Exercício parcial. Uma opção exercível pode ser exercida no todo ou em parte. No entanto, uma Opção não pode ser exercida em relação a ações fracionárias e o Administrador pode exigir que, nos termos da Opção, um exercício parcial seja relativo a um número mínimo de ações.
6.2. Maneira do Exercício. A totalidade ou parte de uma Opção exercível será considerada exercida mediante a entrega de todos os seguintes itens ao Secretário da Companhia ou seu escritório:
(a) Uma notificação escrita que cumpra as regras aplicáveis estabelecidas pelo Administrador, indicando que a Opção, ou uma parte dela, é exercida. O aviso deve ser assinado pelo Titular ou outra pessoa que tenha direito a exercer a Opção ou a parte da Opção;
(b) Tais representações e documentos que o Administrador, a seu exclusivo critério, julguem necessário ou aconselhável efetuar o cumprimento de todas as disposições aplicáveis do Securities Act e quaisquer outras leis ou regulamentos federais ou estaduais de valores mobiliários. O Administrador pode, a seu critério absoluto, tomar quaisquer medidas adicionais que julgar apropriadas para efetuar tal cumprimento, incluindo, sem limitação, a colocação de legendas sobre certificados de ações e a emissão de avisos de transferência de parada para agentes e registradores;
(c) Caso a Opção seja exercida nos termos da Seção 8.1 por qualquer pessoa ou pessoa que não seja o Detentor, prova apropriada do direito da pessoa ou pessoas a exercer a Opção; e.
(d) Pagamento integral em dinheiro ao Secretário da Companhia para as ações em relação às quais a Opção, ou parte dela, é exercida. No entanto, o Administrador pode, no seu exclusivo e absoluto critério (i), permitir um atraso no pagamento até trinta (30) dias a partir da data em que a Opção, ou parte dela, é exercida; (ii) permitir o pagamento, no todo ou em parte, da entrega de ações ordinárias que tenham sido detidas pelo titular por pelo menos seis meses, devidamente endossadas para transferência para a Companhia com um Valor de Mercado Justo na data de entrega igual ao preço de exercício agregado da Opção ou exe.
RealDealDocs & trade; categorizou esses documentos e os fez pesquisáveis usando a mesma tecnologia RealPractice proprietária que é implantada em alguns dos maiores escritórios de advocacia do país, para que você tenha as melhores ferramentas em qualquer lugar para aproveitar esse produto de trabalho.
Direitos autorais e cópia; 2017 RPCD Holdings LLC. Todos os direitos reservados.
No comments:
Post a Comment